Título: Para onde ela foi (Where She Went)
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 219
Classificação: ★ ★ ★ ★ 
Sinopse: Se você tivesse uma segunda chance para o primeiro amor... Você aceitaria? Já faz três anos que o amor de Adam salvou Mia após o acidente que mudou a vida dela. Três anos desde que Mia saiu da vida de Adam para sempre. Vivendo agora em lados opostos do país, Mia é um talento em ascensão na Juilliard, a conceituada escola de música, e Adam é o típico astro do rock de Los Angeles, com direito a notícias nos tabloides e uma namorada-celebridade.Quando Adam se vê sozinho em Nova York, o acaso reúne o casal mais uma vez. Por uma noite.
Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa de esperança e a chama do amor que renasce.

Após sofrer e muito lendo "Se eu ficar", acabei curiosa para saber o que aconteceu com a Mia e o Adam.

Adam é quem narra a história, contando um pouco como foi o passado e como está sua vida agora. Ao longo desses três anos, Adam mudou muito, criou um novo álbum para sua banda (Shooting Star) e com músicas muitos fortes, compostas através das dores que ele sentiu quando Mia o deixou. Sim, ela acordou, porém foi embora! Começa ai minha decepção, eu esperava que Mia acordasse e ficasse com Adam logo de cara. Mas fomos surpreendidos pela Gayle... 

"Depois que ela se foi eu fiquei sozinho. Não havia ninguém para ocupar o lugar dela."

Mas quando é coisa do destino, as pessoas sempre se reencontram e não podia ser diferente.
Adam está atordoado, tomando remédios para controlar suas emoções e fugindo das perguntas escandalosas dos repórteres. Nesse meio tempo, ele encontra por acaso o local onde Mia estará fazendo mais uma apresentação como violoncelista. E não consegue resistir, compra o ingresso mesmo jurando que não irá olhar. E eles se reencontram. 

"Quero tocá-la e me certificar que é realmente ela, não um desses sonhos que tive com tanta frequência desde que ela partiu. (...) Mas não posso tocá-la. Esse é um privilégio que não existe mais. Mesmo contra minha vontade".

Gayle nos mostra para onde Mia foi, quais seus motivos e para onde Adam também foi. Mostra um amor forte e verdadeiro, capaz de enfrentar todo sofrimento e distância. Todo tempo e toda mudança, um recomeço lindo e forte.


Gostei muito de como eles amadureceram internamente, apesar do Adam ter tido seus momentos rebeldes. Não posso dizer que gostei mais desse livro do que do primeiro, porque aquele foi profundo o bastante para ser ultrapassado.

Minha nota é 4 estrelas, só porque achei que apesar de ser lindo tudo isso, acabou sendo um livro um pouco estendido. Claro, todos queriam saber para onde ela foi, mas talvez fosse possível ter colocado tudo em "Se eu ficar".


Deixe um comentário